5 de outubro de 1988: Congresso promulgou Constituição que inaugurou nova fase política no País. No Estado, mudanças viriam um ano depois, quando a Assejur já havia sido criada 

 

O dia 5 de setembro é a data de fundação da Assejur, que completa, em 2019, o seu trigésimo aniversário. As comemorações se estenderão até o final do ano, na sequência de um calendário que a diretoria vai divulgar nos próximos dias. O nascimento da associação se deu num período em que o País se transformava politicamente, sob a égide da Constituição de 1988. Já a Constituição do Paraná viria na sequência, entrando em vigor em 5 de outubro de 1989. Durante os trabalhos constituintes, assessores dos Tribunais de Justiça e Alçada buscaram garantir tratamento isonômico para as carreiras jurídicas dos três Poderes.

Isonomia – A luta pela isonomia mobilizou um grupo de assessores jurídicos, que realizou intenso e importante trabalho na Assembleia Legislativa. O resultado foi a equiparação das carreiras jurídicas em todos os órgãos públicos estaduais, assegurada pelo artigo 56 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado. Esse dispositivo foi contestado pelo governo da época, que ajuizou ação direta de inconstitucionalidade no STF, na tentativa de revogá-lo. Mas a equiparação foi mantida, na primeira grande vitória da categoria.

 

Acesse, aqui, matéria completa sobre a Assejur.