Parecer aprovado: depois de negociar cargos e emendas, governo conseguiu fazer com que reforma da Previdência vá ao plenário da Câmara dos Deputados

 

A comissão especial da reforma da Previdência da Câmara dos Deputados encerrou, na noite de terça-feira (9/5), a votação do parecer do relator, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), que foi aprovado praticamente na íntegra. Entre os dez destaques apresentados, apenas um vai ser incorporado ao projeto: o que mantém a competência da Justiça Estadual para julgar ações de acidentes do trabalho. Todos os outros foram rejeitados.

Troca-troca – Para obter resultado favorável à sua proposta, o governo interferiu na composição do colegiado, mediante a velha tática de negociação de emendas e cargos. Agora, a reforma da Previdência está pronta para ser votada pelo plenário da Câmara.

Protestos – Entidades sindicais e movimentos populares já anunciaram novos protestos contra as medidas. Os atos estão convocados para o dia 24 de maio, e pretendem dar sequência à greve geral de 28 de abril, que paralisou atividades em todo o País.

 

Confira a tramitação do projeto.